Como não usar dados (3G) no LiMo

Pagar ou não pagar aditivos.

Bem logicamente estas maquinas são feitas para se pagar o tal aditivo, e este começa desde os 5€ por mês para 100MB. Chega para uns e não chegará para outros mas é o que há para já.

Mas e se não quiser de todo usar o 3G? (e desfrutar durante um tempo do Wifi)

Há uma forma fácil mas problemática de o fazer: telefonar ao operador para este suspender o acesso a 3G e gprs, mas isso demora tempo e se quisermos outra vez usar o 3G ainda mais tempo leva…

Outra forma é mais difícil mas de manipulação fácil! Basta criar em definições e def de rede e criar uma nova ligação ao lado da vodafone live e mms com um nome qualquer, vamos supor connect0, com dados vazios e/ou errados.

Depois escolher por defeito para cada app em internet connections e vodafone connections (com a preferência de ligação vodafone) a connect0 em vez da vodafone live e depois tornar a preferir a ligação wifi: quer isto dizer que a preferência é pelo wifi mas na ausência deste a app vai a vodafone connections e liga-se ao vazio da ligação connect0. Portanto sem risco de gastar qualquer kb.

[Para cada app poderá editar-se o tipo de ligação em ‘My files’, ‘Games and Apps’ e depois clicando no icon ferramenta em frente de cada app. Outras app (tipo ‘Internet’) abrindo a app e escolhendo tipo de ligação].

Isto é sobretudo interessante para quem queira por exemplo pagar o aditivo apenas em determinada semana (agora há aditivos semanais) do mês – não esquecer telefonar novamente á vodafone para cancelar o aditivo.

Aditivos net (Vodafone pt)

-ligar 1277 para activar
(fica activo até ordem em contrário)

-ligar 1277 para desactivar
(o que é uma novidade, já não é necessário gastar os 20 cêntimos do 16912 – isto dá muito jeito para quem quer apenas uma semana de vez em quando)

Como controlar o gasto de dados :

através do terminal:
-> definições, app definições, chamadas, manager de chamadas (ultima escolha – use scroll) e temos o ‘data counter’ sent/received. Estes totais podem colocar-se a zero no inicio do período do aditivo.

  1. #1 by Tiago on 27/12/2010 - 21:39

    Boas, como faço para por todas as minhas apps e o email com a net wi-fi é que nem todas as aplicações tipo facebook, youtube dão para alterar o tipo de Internet e não aparecem nos meus ficheiros, e como faço para ligar a conta do vodafone 360 para fazer a sincronização com os contactos do facebook com a Internet wi-fi?

    • #2 by lpisarra on 27/12/2010 - 22:05

      O 360 só funciona com os pacotes de dados 3g da vodafone…

      Quanto a apps tipo facebook funcionam com o tipo de ligação que é definida por defeita para o ‘Internet’ – o browser opera 9.7

      • #3 by Tiago on 29/12/2010 - 14:17

        O browser que falas é o que vem de origem no telemóvel e isto engloba as aplicação que se saca na loja vodafone 360?

      • #4 by lpisarra on 29/12/2010 - 14:29

        È o browser que vem com o LiMO.
        Engloba – em principio – todas as aplicações da loja.

  2. #5 by Ubirajara on 05/03/2011 - 14:36

    Bom dia, visito muito seu site, tiro muitas duvidas, gostaria de parabenizar por você ajudar tantas pessoas.
    Bom a minha duvida é o seguinte, tenho um samsung h1 360 vodafone, moro no Brasil, ele funciona perfeitamente, mas quando tento acessar a internet via 3g TIMBRASIL pelo navegador defult LiMo ele não navega, vi que ele só tem como padrão ligações via vodafone live!, Tem a possibiliade de configurar uma APN Tim Brasil para que eu possa utilizar a internet 3g da tim no celular? Por enquanto estou utilizando só WiFi.
    Não necessito dos serviços da vodafone 360, mas a nevegação via 3g no Brasil sim.

    • #6 by lpisarra on 05/03/2011 - 18:39

      Em settings – network settings – vodafone connections – clique ‘adicionar conecção’ (+)
      Aí deve acrescentar os dados de apn da sua operadora, a tim.
      Depois em ‘internet’, o browser, defenir como conecção internet a sua nova conecção ‘tim’.

      • #7 by Ubirajara on 05/03/2011 - 23:56

        Fico muito grato pela ajuda, realmente fiz como você falou, agora está tudo ok.
        Para quem tiver o mesmo problema que eu, fica aqui as configurações feitas no H1 para a Tim Brasil.

        definir Nome: TIM WAP FAST
        nome de acesso: wap.tim.br
        nome de utilizador: tim
        palavra-passe:tim
        endereço web inicial: http://wap.timbrasil.com.br
        endereço proxy: 200.244.116.65
        numero de porta: 8080
        tempo de espera: 60

      • #8 by Jorge Mcfly on 21/12/2011 - 0:22

        No meu Vodafone 360 H1, não esta aparecendo a opção “endereço proxy, numero de porta” estou com um chip da TIM (Brasil), não estou recebendo sms nele, você usou algum codigo para habilitar mais opções?

  3. #9 by ricardo on 18/11/2011 - 21:17

    queria saber onde posso encontra apps para o meu samsung h1 i8320 vodafone ja procurei mais nao consigo achar nenhum me ajuda ai

  4. #10 by Jorge Mcfly on 20/12/2011 - 21:22

    Ubirajara

    No meu Vodafone 360 H1, não esta aparecendo a opção “endereço proxy, numero de porta” estou com um chip da tim, não estou recebendo sms nele, você usou algum codigo para abilitar mais opções?

  5. #11 by Andre on 29/01/2012 - 17:54

    No meu H1 clico no icon da internet e da-me um erro a dizer “Network problem” e também quando ligo o wi-fi e depois clico novamente no icon da interner e diz o mesmo. Alguém me pode dar uma ajuda?

    Cumprimentos

Leave a Reply

